quarta-feira, setembro 16, 2009

economia no brasil colonia

Durante o período colonial, de 1500 a 1822, desenvolvem-se no Brasil múltiplas atividades econômicas de subsistência e de exportação. As que mais interessam à metrópole e a sua política mercantilista são aquelas dirigidas para o mercado externo, submetidas direta ou indiretamente ao monopólio e à tributação real.
A primeira atividade econômica da colônia é a exploração do pau-brasil, mas ela perde a importância quando as árvores começam a escassear na região da mata Atlântica. Destacam-se então as monoculturas exportadoras de cana-de-açúcar, algodão e tabaco e a mineração de ouro e diamante, ramos em geral baseados na grande propriedade e na escravidão. Paralelamente, a criação de gado, vista como um meio de subsistência, contribui para a colonização do interior do país.
A economia colonial organiza-se de forma complementar à metrópole. Produz principalmente o que a ela convém e compra dela muito do que necessita. Cada um dos seus setores tem importância maior ou menor de acordo com a região e o período em que se desenvolve.
No século XVI iniciou-se a exploração do Brasil, a partir da extração do pau-brasil, madeira tintorial, utilizada nas manufaturas de tecidos. Essa atividade, porém, não foi responsável pelo início da colonização, pois a exploração deu-se através de feitorias nômades, em vários pontos do litoral brasileiro, ou seja, durante cerca de 30 anos, não se formou nenhum núcleo de povoamento no Brasil. Somente na década de 30 deste século é que iniciou-se de fato a ocupação da terra, com o início da produção canavieira. Note que as áreas ocupadas pelo açúcar são pequenas, destacando-se a região de Pernambuco e, em menor escala, Bahia e São Vicente.

Século XVI
Durante o século XVII, a economia açucareira economia açucareira desenvolveu-se e passou a ocupar maiores áreas, ao mesmo tempo em que desenvolveu-se a pecuária, como atividade complementar. No final do século temos as primeiras ocorrências de ouro Note que, no mapa abaixo, deveria ter sido mantida a linha de Tordesilhas, como no mapa anterior.

Século XVII
Durante o século XVIII, as atividades econômicas tornaram-se mais diversificadas. Destaca-se a ocupação do interior do território, principalmente com a mineração e a presença da pecuária no sul do país, neste caso para a produção de carne, abastecendo a região sudeste


"o Brasil colonia se extendeu até o dia que ocorreu a proclamação da independência, ou seja, ocorreram a produção de diversos produtos que se destacavam
gado
drogas do sertão
algodão
pau-brasil
ouro
Mandioca
Fumo
pouco café

Mas produzidos no Brasil eu diria, Drogas do sertão ( canela, guaraná, etc...), a mandioca que era produzida para servir de alimento ou reforço de alimento ( farinha para engrossar feijao ), o fumo que era utilizado como uma moeda de troca com traficantes de escravos para que houvesse uma baixa no preço ( desconto ) algodão que era produzido para vender para a inglaterra que estava sofrendo a revolução industrial ( revoluçao têxtil ) e pode ser considerado por alguns o gado que ja era controlado pelos troupeiros e colonos.

O café nao foi produzido em grandes quantidades já que o grande periodo do café no brasil ocorreu do ano 1800-1850 e o periodo de independencia ocorreu do ano 1808 até 1821 onde começa a guerra da independencia. A proclamação da independência ocorreu em 1822 que causa a guerra que dura 3 anos até a independencia do brasil que ocorre oficialmente em 1825."

Nenhum comentário:

Postar um comentário