quarta-feira, setembro 16, 2009

ciclo do ouro

Chama-se ciclo do ouro, ou ciclo da mineração o período da história do Brasil em que a extração e exportação do ouro dominava a dinâmica econômica da colônia.
Quando chegaram ao Brasil os primeiros exploradores, procuravam o ouro e metais preciosos que na altura abundavam em várias zonas do Brasil, com o intuito de vender à corte e à nobreza do seu país, ao início,as excursões pioneiras no litoral e interior do país não trouxeram muitos resultados,os colonos e pioneiros só encontravam solo fértil e indios, a quem não davam importância.
Muitos pioneiros da europa morreram à procura de joías e pedras preciosas tal como Fernão Dias que morreu em 1681 à procura de esmeraldas. Finalmente, nos últimos anos do século XVII os primeiros exploradores descobrem as riquezas do Brasil.
O ciclo do ouro durou até o fim do século XVIII, quando já se esgotavam as minas da região explorada, que hoje compreende os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
A expressão ciclo do ouro enquadra-se no modelo explicativo da teoria dos ciclos econômicos, tendo sido criticada pela historiografia recente por causar a falsa impressão de que o início de cada atividade lucrativa foi precedido pelo declínio de outra, o que obviamente não se verifica. Além disso, sugere esta teoria que, em cada ciclo, a economia inteira do país (ou da colônia) se reorientava para a atividade dominante, negligenciando a importância de outras atividades na formação econômica do Brasil, bem como a dinâmica interna da economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário